*****Um belo dia acordamos e descobrimos que APAIXONAR-SE É INEVITÁVEL*****


segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Santa Cruz E A Copa Do Brasil


Aproveitando o momento de euforia que cerca os tricolores em Pernambuco, aproveito para fazer um raio-x das participações do Santa Cruz nesta que é a 2ª mais importante competição nacional.

Muitos, Brasil afora, devem está se perguntando: precisava desse circo todo por causa de uma classificação pra 3ª fase? Os botafoguenses então, mesmo perdendo justamente e lindamente, não conseguem reconhecer o mérito, e muito menos respeitar a euforia santacruzense.

O fato é o seguinte, primeiro vamos aos números, depois, respondo essa pergunta.

Estamos disputando a 22ª edição da CB, competição que começou com 32 clubes, entre campeões e vices estaduais, e que desde 1999 é disputada nos moldes atuais. São 64 equipes que se enfrentam em mata-mata e blá blá blá. [Vocês sabem o resto]

Conhecida como a Copa das “surpresas” (pra não dizer “zebras”), já tivemos campeões times como Criciúma, Juventude, Santo André, Paulista e Sport. Nenhum, dos cinco citados, disputarão o Brasileirão série A 2010. O que comprova que foram apenas “boas surpresas”.

Na briga pelo ranking, temos os legítimos “copeiros” Grêmio e Cruzeiro, 4 títulos cada, com uma leve vantagem pro time gaúcho que também foi 3 vezes vice-campeão.

Dos times pernambucanos, o Náutico chegou a semi-final de 90 e teve o Bizu como artilheiro da Copa. E o Sport, levou a taça em 2008 e também teve o Romerito como goleador da competição.

Mas vamos deixar a Barbie e a Coisa pra lá.

Enfim, desde a sua criação em 1989, o Santa Cruz ficou de fora em 5 oportunidades (89/92/93/95/98).

Na classificação por pontos conquistados de 1989/2009, o SC fica em 23° no ranking com 74 pontos, atrás dos rivais estaduais e também do Ceará. Tal classificação garantiu o mais querido em todas as edições do torneio de 99 até hoje, independente de chegar entre os primeiros do Estadual.

O que faz com que essa humilde mulher metida a entender de futebol, pense o seguinte: se não fosse esse danado desse ranking, não teríamos passado alguns vexames, porque não teríamos classificado por méritos. Ou seja, se não fôssemos no mínimo “vice”, não entraríamos e não perderíamos tão precocemente. Mas esse é o regulamento e vai quem quer.

Por oito vezes não passamos da 2ª fase (90/91/94/96/2000/2001/2002/2006). Entre times como Vasco, Fluminense e Grêmio, também fomos desclassificados pelo Vila Aurora do Mato Grosso.

Em 2002, foi a primeira vez que conseguimos uma classificação direta, 3x1 no Caxias-RS em pleno Centenário, isso na fase eliminatória. Dois anos depois, em 2004, repetiríamos o feito diante do Barra, mas dessa vez porque o time do Mato Grosso tinha escalado 1 jogador irregular no primeiro jogo que foi 0x0, sendo assim, foi eliminado.

Apenas por três vezes o tricolor alcançou a terceira etapa da competição (97/2004/2005). Somando com 2010, quatro.

Vale destacar 97, embalado pela sua maior goleada no torneio, 6x1 em cima do Operário-MS. O time seguiu pro Mineirão, após empate por 1x1 no Arruda, e com 1 gol do Maurílio desbancou o Cruzeiro, 1x0. Mas, tinha um Ceará no meio do caminho, dois jogos perdidos e outra decepção.

Em 2004 e 2005, paramos no Flamengo e no mesmo Cruzeiro, respectivamente.

Da 1ª fase, não passamos por cinco vezes (99/2003/2007/2008/2009). Nossos “carrascos” foram: Treze-PB, Coríntians-RN (é sem o H mesmo), Ulbra-RO, Fast Club-AM e o Americano-RJ.

Pelo último parágrafo, acredito que respondo a pergunta do início.

Sim. Precisava desse circo todo e mais um pouco. Não pelo fato de termos vencido o Botafogo, não mesmo. Mas sim, por termos quebrado esses três últimos anos de “urucubaca” e seguirmos vivos no torneio. E claro que a emoção do jogo fez efervescer muito mais a nossa alegria e o nosso orgulho.

Afinal, esse é o meu Santinha velho de guerra, que tanto me frustra, mas que quando é pra dar alegria, capricha no roteiro.

Que venha o Atlético-GO, esse será o “clássico das zebras”, quem seguir, provavelmente será a “boa surpresa” da Copa do Brasil em 2010.

O Arruda, e nós, esperamos por vocês.

Saudações Corais!

Um comentário:

  1. Só sei que já estou com meu ingresso nas mãos. Na quarta, todos os cam inhos conduzem ao Arruda!

    ResponderExcluir