*****Um belo dia acordamos e descobrimos que APAIXONAR-SE É INEVITÁVEL*****


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia de Santo Antônio - 13/06

Ontem, comemoramos o dia de Santo Antônio, o Santo casamenteiro.


Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.

Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.

No Brasil, onde o santo tem milhões de devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. O arraial de Santo Antônio do Leite, no Estado de Minas Gerais, Brasil, tem em sua igreja uma belíssima imagem de Santo António de Lisboa, trazida de Portugal em finais do século XVII. O dia 13 de Junho, é feriado em diversos municípios portugueses e brasileiros.

Em Barbalha, no interior do Ceará, o mês de junho é dedicado ao santo, que é padroeiro da cidade. Destaca-se o Pau da Bandeira, cerimônia onde os devotos cortam uma árvore de grande porte e a utilizam como mastro com uma bandeira de Santo Antônio. A festividade reúne milhares de pessoas.

No sincretismo com o Candomblé e com a Umbanda, Santo Antônio também é conhecido como o Orixa que zela das encruzilhadas, Exú.

Vítima de muitas simpatias para arranjar casamento, tem gente que chega até a deixar o pobre do santo de cabeça pra baixo. Que dó...


Nenhum comentário:

Postar um comentário